Apesar de ser um termo bem comum entre os empreendedores, muitos ainda não compreendem a importância desta ferramenta para seu negócio. E essa negligência, muitas vezes, acaba ocasionando problemas sérios.
A sua drogaria, ou farmácia, precisa ter uma certa quantia de dinheiro guardada para sua devida manutenção, e essa quantia é denominada capital de giro. Através desta reserva, os administradores conseguem adquirir novos produtos, por exemplo.
Entretanto, quando os empreendimentos não possuem esse montante guardado, acabam correndo riscos desnecessários, ficando à mercê de empréstimos e financiamentos com taxas de juros elevadas, que podem afetar diretamente a saúde financeira.
Por esse motivo, é muito importante se planejar sempre e controlar o fluxo de caixa, para saber detalhadamente quanto entra e sai de capital do seu estabelecimento.
O que é o capital de giro?
Basicamente, o capital de giro nada mais é do que a diferença dos recursos disponíveis em caixa de sua farmácia ou drogaria, com a soma das despesas e contas a pagar.
Ou seja, é o dinheiro que será necessário para manter o funcionamento do seu negócio, durante o intervalo de tempo entre o investimento, como a aquisição de produtos com fornecedores e o retorno do lucro para o caixa.
O processo de entrada e saída de dinheiro tende a ser demorado, por esse motivo é necessário ter sempre um montante para pagar as despesas fixas como impostos, aluguel, salário dos colaboradores, contas de luz, água, telefone e internet e demais despesas.
Contar com a entrada do lucro para realizar pagamentos é algo que além de ser incerto, é bem imprudente, já que existem inúmeros fatores externos que podem impactar esse faturamento e deixar o estabelecimento com dívidas.
Deste modo, podemos perceber o motivo de ter um capital de giro maior, é importante, pois ele irá garantir segurança, além de disponibilizar um poder maior de negociação com os fornecedores, já que terá valores em caixa para negociar preços mais competitivos.
Todavia, engana-se quem pensa que capital de giro tem apenas uma definição. É nesse momento que muitos empreendedores se perdem. Por isso, nós trouxemos uma lista com a definição dos tipos de capital.
Capital de giro líquido
Esse capital de giro considera apenas os bens que podem ser convertidos rapidamente em dinheiro. Deixando de lado, os Ativos Não Circulantes, como bens e imóveis.
Capital de giro negativo
Já o capital de giro negativo é o principal indicador de que sua farmácia está gastando mais do que lucrando. Isso significa que mesmo com a soma dos recursos disponíveis, não é possível quitar todos os débitos.
Mas, não precisa se preocupar caso isso apareça em sua rotina, principalmente se ela estiver iniciando as operações. Pois, no começo é normal que exista mais investimentos e custos do que lucro.
Porém, se essa zona negativa se estender por muitos meses, é um sinal de que as coisas estão saindo do controle e que os recursos disponíveis de fato não suprem os gastos, carecendo de empréstimos externos.
Capital de giro próprio
Esse tipo de capital é o dinheiro que sua farmácia mesmo possui, sem necessidade de valores externos como empréstimos. Ele aparece quando as contas estão em pleno equilíbrio, com os recursos garantindo todos os débitos.
Capital de giro associado a investimentos
Esse tipo de capital é também chamado investimento misto, pois une o capital de giro e os investimentos, sendo que o capital é destinado para cobrir as despesas que terá ao investir.
Um bom exemplo é quando sua farmácia ou drogaria financia algo, e precisa usar o capital de giro para adquirir matéria-prima.
Quais os principais problemas que indústrias podem ter com ele?
Se podemos citar problemas relacionados a ele, o principal deles é o que está ligado à falta de controles que acompanham a posição do capital de giro.
Por mais que os gestores não tenham o hábito de tomarem decisões considerando seus limites financeiros, através dos relatórios, é importante que o façam para saber sobre seus prazos e parcelas e assim descobrir se o caixa será o suficiente para arcar com as despesas.
Um outro problema muito comum nas farmácias e drogarias que não têm uma gestão financeira eficiente é a falta de capital de giro suficiente. Quando isso acontece, seus administradores acabam tendo que buscar ajuda em fontes externas, como empréstimos bancários ou ainda o temido limite do cheque especial.
Como resolver – e evitar – problemas ligados a ele em sua farmácia ou drogaria?
Para resolver e/ou evitar os problemas ligados ao capital de giro, o primeiro passo é ter um acompanhamento mais rigoroso de suas finanças. Já com essa estratégia, será possível ter uma visão maior sobre a situação atual de seu estabelecimento, lhe concedendo tempo de elaborar alternativas que se alinhem com o seu empreendimento para potenciais gastos.
Se o seu problema é a falta de recursos em seu caixa, uma dica muito útil é tentar antecipar valores relativos a vendas de cartões, por exemplo. Mesmo que as taxas para saque antecipado subam um pouco, ainda serão menores que as taxas de empréstimos.
Todavia, de todos os meios para resolver e evitar problemas ligados ao capital de giro, a dica mais importante é contar com o serviço de um contador especializado, visto que ele poderá estabelecer ações alinhadas à realidade do seu estabelecimento e aos poucos retomar o controle financeiro.
Ter uma gestão de estoque eficiente também pode ser primordial para evitar maiores transtornos em seu estabelecimento, afinal, ela permite um aumento no fluxo de entradas e saídas, reduz os custos e, consequentemente, possibilita maior lucratividade.
Além disso, utilizar o método da curva ABC pode facilitar ainda mais na identificação quanto às prioridades do seu cotidiano, visando auxiliar no controle do estoque e organização dos produtos dentro de sua farmácia ou drogaria.
Conclusão
Conforme vimos, existem várias formas de evitar e resolver problemas relacionados ao capital de giro. Basta saber prevenir e seguir seus próprios relatórios financeiros antes de cada despesa nova.
Procurar contratar o apoio de serviços de contabilidade especializados é uma outra maneira inteligente para pôr a casa em ordem. Assim, você terá todas as orientações, consultorias e direcionamentos para a saúde financeira de sua farmácia ou drogaria.
Nós, da LCPA, podemos auxiliar em todos os cenários envolvendo o seu capital de giro. Afinal, contamos com um time de profissionais altamente qualificados e com a devida expertise. Prezamos realizar serviços de assessoria contábil e fiscal, além de oferecer relatórios econômicos e financeiros.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que tenha lhe dado insights importantes sobre o seu negócio, bem como esperamos que cresça e te dê lucro positivo, sem demasiados problemas.
Clique aqui para contar com nosso suporte!