Conheça todas as vantagens entre médico pessoa física x pessoa jurídica
Saiba os principais detalhes relacionados às duas modalidades para que possa fazer a melhor escolha
É melhor atuar como médico na modalidade pessoa física ou jurídica?
A medicina, entre outras tarefas, permite a prática sem que seja necessário estabelecer uma empresa.
Um médico individual pode emitir um recibo usando seu CPF, pagar seu imposto de renda através do “carnê leão” e usar seu livro caixa para fazer isso.
As clínicas médicas, no entanto, geralmente optam pelo Simples Nacional ou pelo sistema tributário Lucro Presumido.
Pensando nisso, acompanhe nosso artigo para entender quais as vantagens entre pessoa física x pessoa jurídica para médicos.
Pessoa física x pessoa jurídica: quais as diferenças para o médico?
De acordo com a Receita Federal, o médico individual só pode considerar despesas profissionais como sendo diretamente relacionadas à sua atividade, tais como aluguel, taxas de condomínio, eletricidade, telefone, água e custos de material como despesas profissionais.
Como resultado, a renda líquida do médico individual após subtrair suas despesas profissionais é o valor que é tributado.
Além do imposto de renda, o médico individual deve se registrar anualmente no Conselho Regional de Medicina (CRM) e cumprir outras obrigações municipais, como a obtenção de uma licença, por exemplo.
Já o CNPJ pode ser utilizado por um profissional médico para emitir notas fiscais a seus pacientes, por exemplo.
Os impostos serão calculados de forma diferente neste cenário.
As clínicas médicas normalmente utilizam o regime de Imposto sobre o Lucro Presumido.
O valor dos impostos devidos é 11,33% das vendas mais o Imposto Sobre Serviços (ISS), que deve ser pago ao município.
O ISS, que é calculado entre 2 e 5%, é diferente dependendo da cidade.
Algumas cidades, incluindo São Paulo, cobram uma taxa anual fixa.
Quais as vantagens em se tornar médico pessoa física x pessoa jurídica?
Um médico individual deve calcular suas receitas e despesas para determinar sua renda líquida tributável para fins de imposto de renda.
Ao criar projeções de suas receitas e despesas, o médico pode determinar se deve estabelecer um negócio.
É possível empregar sob o sistema Simple National ou o sistema Lucro Real, dependendo das despesas mensais.
Trabalhar sob o regime Lucro Real, por exemplo, pode ser mais lucrativo do que trabalhar sob o regime Nacional Simples, mas tudo dependerá da contabilidade feita com um médico contábil, que ajudará o médico a encontrar a forma correta de exercer sua profissão sem incorrer em impostos excessivos.
Caso o médico que atua como pessoa física trabalhe para uma empresa, por exemplo, pode atuar como autônomo.
Porém, nessa condição, a empresa pode acabar recolhendo 20% da contribuição do INSS, o que torna mais caro para ela.
Como pessoa jurídica, você deve examinar as condições, pois trabalhar como uma pessoa jurídica não implica apenas impostos.
Outras despesas, tais como taxas de inspeção, certificações digitais, anuidades sindicais, trabalhadores, infraestrutura, entre outras questões, também estão envolvidas.
Sendo assim, o ideal é conversar com um profissional qualificado para que possa receber as devidas instruções quanto à melhor escolha a ser feita.
Profissionais contábeis com expertise em sua área de atuação
Nós, da LCPA, dispomos de diversas soluções em contabilidade e finanças, visando entregar nosso melhor com agilidade e eficiência.
Estamos no mercado há mais de 10 anos, auxiliando nossos clientes nas tomadas de decisão de forma estratégica para melhorar significativamente toda a gestão administrativa e financeira.
Além disso, prezamos realizar atendimento personalizado e humanizado para dar todo o apoio necessário no dia a dia de nossos parceiros, bem como utilizamos sistemas para otimizar tempo e garantir maior praticidade.
Nosso serviço de contabilidade para médicos tem como objetivo facilitar a sua vida, com orientações específicas quanto às necessidades e dúvidas para que tenha melhores resultados em suas práticas cotidianas.
Ao contar com nosso apoio, auxiliamos na melhor escolha entre médico pessoa física x pessoa jurídica, assim como proporcionamos algumas soluções, como a escolha do melhor regime tributário, abertura e legalização de seu negócio e todo o suporte contábil.
Tenha uma gestão financeira efetiva e maior tranquilidade em sua rotina com os profissionais da LCPA!