Passo a passo de como montar o fluxo de caixa da sua farmácia e aumentar seus lucros
Aprenda a realizar um fluxo de caixa eficiente e entenda qual sua importância para o crescimento dos lucros
Realizar o fluxo de caixa de sua farmácia é indispensável quando pensamos em aumento de lucro líquido, e o que muitos não sabem é que essa ação tem influência direta no faturamento de qualquer empresa.
Através de um fluxo de caixa bem estruturado, o gestor conseguirá ter visão ampla sobre as despesas e receitas e poderá criar estratégias para a diminuição de custos desnecessários.
Saiba, através desse artigo, como elaborar o fluxo de caixa de sua farmácia corretamente e evite problemas fiscais.
O que é o fluxo de caixa e para que serve?
Você sabe o que é um fluxo de caixa? De maneira simples, é uma ferramenta cuja finalidade é acompanhar as movimentações financeiras da empresa, ou seja, todas as entradas e saídas.
Além disso, por meio do fluxo de caixa, é possível reconhecer como anda a saúde financeira de seu negócio e quais são as despesas que estão afetando o faturamento, a fim de criar estratégias e planejamentos para a diminuição dos custos.
É possível que através do fluxo de caixa, o gestor consiga controlar as operações com análises precisas, utilizando as informações para realizar investimentos e melhorias para a empresa.
Saiba mais sobre o que engloba o fluxo de caixa e a gestão financeira, visitando as páginas abaixo:
Como montar um fluxo de caixa?
Identificando e reconhecendo a importância de um fluxo de caixa bem estruturado, é preciso saber como fazer essa ferramenta ser vantajosa para sua farmácia. Confira alguns passos:
- Saiba qual o saldo da empresa: organize as finanças, incluindo período de fluxo, estipulando prazos de fechamento de caixa e analisando todos os registros a fim de saber qual é o saldo atual da empresa;
- Entenda suas despesas e receitas: diferencie as despesas e as receitas, englobe pagamentos de funcionários, compra de produtos, contas de água, luz, internet, além de valores de impostos contribuídos à Receita Federal. Assim, será mais fácil organizar e reconhecer as despesas, evitando o pagamento de juros e multas;
- Registre todas as movimentações: faça o registro de todas as entradas e saídas da empresa. Para isso, você pode utilizar planilhas e/ou softwares específicos;
- Acompanhe diariamente os registros: ter o lançamento dos registros facilita o controle das despesas, contudo, é preciso acompanhar diariamente para verificar se o registro está sendo efetuado corretamente.
Tenha o fluxo de caixa em dia com a LCPA Contabilidade e Finanças
Ter auxílio de uma empresa especializada para realizar o fluxo de caixa de sua farmácia é essencial, pois, através disso, a empresa terá um tempo maior para outras atividades e o controle sobre o fluxo será elaborado com eficiência.
Pensando nisso, nós, da LCPA Contabilidade e Finanças, queremos auxiliar sua farmácia com um gerenciamento de fluxo de caixa de excelência, visando sempre a diminuição de custos e o aumento do faturamento.
Conte com nossa equipe e esteja com o fluxo de caixa em dia!
CLIQUE AQUI E FALE AGORA MESMO COM NOSSA EQUIPE PARA MONTAR O FLUXO DE CAIXA DE SUA EMPRESA