Confira 5 motivos para você contar com o livro-caixa em sua clínica
O livro-caixa é fundamental para garantir uma gestão financeira de sucesso em sua clínica ou consultório médico
O livro-caixa é uma ferramenta-chave para gerenciar as finanças de qualquer negócio, inclusive de sua clínica ou consultório médico.
Afinal, ele pode ajudar seu estabelecimento de saúde a pagar menos impostos, economizar recursos, garantir um maior controle de suas despesas e muito mais.
Entretanto, por falta de conhecimento, muitos gestores acabam negligenciando essa importante ferramenta.
Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar a importância do livro-caixa para profissionais da saúde e por que você deve contar com ele o quanto antes.
Confira!
O que é o livro-caixa?
O livro-caixa pode ser definido como um diário financeiro responsável por registrar todas as movimentações financeiras de um negócio em ordem cronológica, devendo conter:
- Data;
- Valores;
- Origens e destinos de cada entrada e saída financeira;
- Histórico das finanças; e
- Saldo atual.
Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta contábil utilizada para controlar e registrar todas as suas movimentações financeiras.
Qual a importância do livro-caixa para os profissionais da saúde?
O livro-caixa atua de duas formas principais, como uma ferramenta contábil e na apuração do Imposto de Renda.
Desse modo, ele proporciona um entendimento real do saldo atual do seu negócio, permite que você identifique se o seu estabelecimento médico está gerando lucro, as principais fontes de receitas e despesas, bem como formas efetivas de reduzir essas despesas.
Além disso, ele apresenta muitas outras vantagens para os profissionais de saúde. Saiba mais sobre elas a seguir!
5 motivos para os profissionais de saúde contarem com o livro-caixa
1. Tenha relatórios financeiros mais precisos e completos
Com as informações obtidas através dessa importante ferramenta contábil, você passa a ter uma visão mais ampla das finanças do seu empreendimento médico, o que permite a elaboração de relatórios mais precisos e completos que irão ajudá-lo a ter um maior controle financeiro.
2. Tenha uma maior controle de suas despesas
Com o livro-caixa, você saberá exatamente quais são as suas despesas, seus valores e suas fontes. Assim, poderá encontrar formas estratégicas de reduzir esses gastos sem que comprometa o bom funcionamento de sua clínica ou consultório.
3. Reduza o pagamento do Imposto de Renda
Você sabia que grande parte das despesas registradas no livro-caixa pode ser deduzida da base de cálculo do IR? Dessa maneira, com o devido registro, será possível comprovar e reduzir o valor pago no IR.
4. Evite erros na declaração do IR
Com um livro-caixa elaborado e assertivo, você terá informações precisas na hora de declarar seu Imposto de Renda. Desse modo, é possível evitar erros e problemas com a Receita Federal, como cair na malha fina.
5. Tenha uma gestão financeira mais efetiva
Ao conseguir reduzir seu IR, encontrar formas estratégicas de reduzir despesas e identificar áreas em que se deve investir para otimizar suas receitas, será possível ter uma gestão financeira mais efetiva e lucrativa.
Conte com a LCPA para ter uma gestão financeira de sucesso!
Já imaginou contar com uma contabilidade especializada para médicos para garantir um livro-caixa bem-elaborado, a apuração correta dos seus impostos, um controle de despesas efetivo, a elaboração de relatórios financeiros precisos, o controle do fluxo de caixa e todos os serviços necessários para garantir uma gestão financeira de sucesso?
Isso é possível ao contar com os serviços da LCPA Soluções em Contabilidade e Finanças!
Afinal, além de nossa expertise em contabilidade para médicos e de nossa experiência no mercado, ainda somos parceiros Conta Azul, ou seja, temos a tecnologia necessária para garantir o suporte de excelência de que você precisa para o sucesso do seu empreendimento médico.
Sendo assim, envie uma mensagem agora mesmo para contar com o nosso suporte especializado.
CLIQUE AQUI PARA TER UMA GESTÃO FINANCEIRA EFETIVA E LUCRATIVA!