Índice
ToggleDomine a Tributação Maximize os lucros da sua Farmácia ou Drogaria
Tem receio ao realizar a tributação da farmácia ou drogaria? Leia nosso artigo e aprenda tudo o que é necessário para seu estabelecimento!
Manter a tributação para farmácias e drogarias, é um processo extremamente importante pois realizar esses pagamentos para o governo resulta na continuação dos serviços do estabelecimento, além de manter sua farmácia dentro das leis fiscais.
Entretanto, a realização da tributação é um processo que exige muitos afazeres diferentes e relativamente específicos, e por conta disso acabam acontecendo muitos erros, o que ocasiona problemas e dores de cabeça com a Receita Federal.
Diante disso, decidimos escrever este artigo, a fim de te ajudar e ensinar do melhor jeito possível, evitando problemas para sua farmácia ou drogaria. Confira a seguir e fique bem informado!
O que é tributação?
A tributação é o processo de cobrança de impostos, taxas e contribuições realizadas pelo governo federal.
Essa tributação é uma das formas do governo arrecadar recursos financeiros para custear as suas despesas públicas e permitir que o governo possa cumprir com suas funções e responsabilidades.
No Brasil a tributação varia entre:
- Imposto de renda pessoal;
- Imposto sobre o valor agregado (IVA);
- Imposto sobre venda;
- Imposto sobre a propriedade do estabelecimento;
- Imposto sobre seus lucros corporativos.
O papel desempenhado pela tributação é fundamental para a economia do Brasil, pois como dito anteriormente, os valores arrecadados são extremamente essenciais para a realização das suas obrigações, como:
- Infraestrutura;
- Educação;
- Saúde;
- Segurança;
- Assistência social.
Saiba mais sobre coisas fundamentais para sua farmácia:
Como a tributação é realizada sobre drogarias e farmácias?
-
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS):
O ICMS incide sobre a venda de medicamentos e outros produtos comercializados em drogarias e farmácias. As taxas variam de acordo com o estado em que a empresa está localizada.
-
Contribuições para Programas de Integração Social e Fundos de Seguridade Social (PIS/COFINS):
Essas contribuições são cobradas com base no faturamento total da empresa. No cálculo dessas contribuições, as farmácias e drogarias podem escolher entre regulamentos cumulativos e não cumulativos.
-
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL):
Esses impostos incidem sobre o lucro líquido da empresa. As alíquotas podem variar de acordo com o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).
-
Contribuição Previdenciária Patronal (CPP):
A CPP é uma contribuição incidente sobre a folha de pagamento da empresa que é utilizada para custear a previdência social.
-
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN):
O ISSQN é um imposto municipal incidente sobre a prestação de serviços. No caso de drogarias e farmácias, pode ser aplicado em serviços como injeções e aferição de pressão arterial.
Como realizar a tributação da sua farmácia ou drogaria da forma correta?
Nós, do LCPA Contabilidade, resolvemos seus problemas tributários!
Possuímos os melhores funcionários disponíveis no mercado, com nossos funcionários, sua gestão e sua realização da tributação acabam ficando mais eficientes.
Conte com nosso serviço especializado para Contabilidade para Farmácia e Drogarias, para gerir e alcançar, o quanto antes, suas metas financeiras.
Quer começar a realizar sua tributação com segurança? Entre em contato conosco!
Não tenha problemas com a tributação da sua farmácia! Clique aqui e fique tranquilo!